Como em tudo na vida, existe uma
diferença entre ficar em primeiro, ficar em segundo, ou ficar em último. Na
internet, estes clichés da vida não mudam. Neste post (e talvez no próximo
também) vamos ver porquê, e como tudo tomou forma para que pudéssemos chegar a
onde estamos hoje.
Nos primeiros tempos da internet
existiam dois grandes portais que os internautas poderiam utilizar para
encontrar aquilo que procurava: O Yahoo! Um directório online, que tinha links
directos para os sites considerados mais úteis na internet. O
alta vista um motor
de busca, e dentro da realidade dos falantes de português, o portal servidor de
apontamentos portugueses online (SAPO).
A evolução da internet trouxe também a
mudança nesta definição, antigamente tão clara. Portais como o Yahoo! Adquiriram
motores de pesquisa como o Alta Vista e passaram a incorporar caixas de
pesquisa no portal. Terá sido por esta altura que apareceu, o agora gigante de
pesquisa Google (não sei exactamente quando apareceu).
Os motores de pesquisa, especialmente
o Google, tornaram a utilização de palavras-chave um aspecto fundamental na
gestão de conteúdos dos sites. Importa por isso perceber, qual a
relevância da optimização de conteúdos por palavras-chave, no cômputo geral do marketing digital.
Na internet o conteúdo de uma página determina a relevância da mesma, e se através deste, a página consegue gerar retorno de investimento (ROI).
Para o marketing digital a principal
ferramenta de posicionamento de conteúdos em motores de pesquisa, é o SEO - Search
Engine Optimization. Importa por isso, perceber como funciona este
posicionamento online.
“Os motores de pesquisa geram retorno
principalmente através de publicidade paga. A grande maioria deste retorno vem
do modelo pay-per-click (ou custo por click), No qual o anunciante paga somente
pelos utilizadores que clicam nos seus anúncios.
Como os utilizadores da internet são
livres para utilizar qualquer um dos muitos motores de busca presentes na
internet para encontrar aquilo que procuram. O trabalho dos motores de
pesquisa é : desenvolver uma experiência de busca, rápida, relevante e
actualizada. Na sua grande maioria, os motores de busca alcançam isto ao serem
percebidos, como os que tem os resultados mais relevantes entregues de forma
mais rápida, pois os utilizadores acederão aos motores de busca que acreditam que
lhes poderão trazer as respostas que necessitam, num espaço de tempo mais curto
(o Google).
Como tal, os motores de busca investem
grande parte do seu tempo, energia e capital a melhorar a sua relevância. Isto
inclui a condução de estudos intensivos de respostas dos utilizadores aos seus
resultados de procura, comparar os seus resultados com os resultados de outros
motores de busca, conduzir estudos “eye-tracking”, e realizar campanhas de
marketing e relações públicas.
Porque o sucesso dos motores de busca
depende em grande parte na relevância do seu conteúdo, a manipulação dos
rankings dos motores de busca, que conduz a resultados que não são
relevantes (geralmente referidos como spam) são vistos de uma forma muito séria.
(…) Isto é importante para os praticantes de SEO, pois necessitam ter cuidado
com as tácticas que utilizam, para que estas não sejam vistas como spam pelos
motores de busca e consequentemente, sejam aplicadas penalidades aos Websites
para os quais trabalham” Eric Enge,Stephan
Spencer,Rand Fishkin,Jessie C. Stricchiola. (2009:2)
“Porque é que o conteúdo de SEO resulta?
Porque são a estes conteúdos que os motores de busca prestam atenção, ou pelo
menos grande parte daquilo a que prestam atenção. Consideram-no, pura e
simplesmente importante. É como os motores de busca medem o seu sucesso e
relevância. Leva a que empresas de marketing online sintam necessidade de gerir
campanhas de pay-per-click, e campanhas de busca naturais.” Wuebben, Jon (2008:17)
Nunca fui grande fã de vídeos
institucionais, especialmente se estes vídeos se destinam a promover os
produtos ou serviços de uma empresa de forma directa. Contudo, convido-os a
visitar o site htpcompany.com, esta é uma empresa de publicidade e
de SEO, que criou um documentário sobre SEO e motores de busca para promover a
actividade da empresa, e o seu “expertise” nesta área. Documentário esse, que
só pode ser visto no site da empresa. Só Por isso é que vos indico o link e não incluo o
vídeo diretamente no blog.
Findado este pequeno grande post,
vamos agora simplificar a teoria e passar para uma abordagem mais prática. Mas
isso só vai acontecer no próximo post. Afinal de contas, preciso de vos dar
razões para voltarem a este blog…
Bibliografia:
Bibliografia:
Enge, Eric; Spencer, Stephan; Fishkin,
Rand; Stricchiola, Jessie C: The art of SEO, O’Reily Media, Inc, 2009
Wuebben, Jon: Content Rich: Writing your way to Wealth on the internet, Greenleaf book group, 2008
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