O que é marketing digital? Talvez esta seja uma das perguntas mais comuns, por quem só agora começou a debruçar-se pelo mundo do marketing. embora não saiba definir com exactidão, o que é, procurarei nesta página, fazer uma pequena introdução ao marketing digital.
“A revolução digital veio o modificar a maneira como pensamos o marketing. O que significa o “pricing” num mundo onde os consumidores fazem os seus próprios preços, ou onde compradores e vendedores licitam de forma independente em leilões? As marcas tornaram-se mais, ou menos poderosas, numa era onde os clientes cada vez mais ganham acesso a informação competitiva e em tempo real? Qual é a nova definição de pesquisa de mercado e como é que esta é levada a cabo, agora que as empresas podem seguir cada click no processo de decisão de um cliente?” Porque é que cada vez mais profissionais e estudantes das disciplinas de marketing procuram cursos de marketing digital? Wind,Wind,Lahajan (3:2001) São a todas estas e a outras perguntas que procurarei responder neste capitulo de marketing digital .
“A revolução digital veio o modificar a maneira como pensamos o marketing. O que significa o “pricing” num mundo onde os consumidores fazem os seus próprios preços, ou onde compradores e vendedores licitam de forma independente em leilões? As marcas tornaram-se mais, ou menos poderosas, numa era onde os clientes cada vez mais ganham acesso a informação competitiva e em tempo real? Qual é a nova definição de pesquisa de mercado e como é que esta é levada a cabo, agora que as empresas podem seguir cada click no processo de decisão de um cliente?” Porque é que cada vez mais profissionais e estudantes das disciplinas de marketing procuram cursos de marketing digital? Wind,Wind,Lahajan (3:2001) São a todas estas e a outras perguntas que procurarei responder neste capitulo de marketing digital .
“A era digital veio abrir novos canais
para a venda de produtos. Providencia ao consumidor uma quantidade e qualidade
de informação, fácil e acessível, de uma forma anteriormente inimaginável. Os consumidores
de hoje podem escolher um produto com base em qualquer tipo de atributo: preço,
valor nutricional, funcionalidade, ou uma combinação de atributos como
preço/qualidade. Os consumidores podem utilizar o meio digital para obter mais
informações sobre aquilo que pretendem comprar, ou podem rever-se na
experiencia de outros. A tecnologia digital colocou o consumidor no comando,
criando uma mudança na dinâmica do marketing.” Wind,Wind,Lahajan. (3:2001)
Em baixo podemos ver o que mudou com a
entrada do marketing no mundo digital, e quais as novas “regras” que as
empresas devem seguir, se quiserem manter-se relevantes para o consumidor
digital.
A nova realidade do mundo digital:
- O consumidor digital
- O mundo digital para B2B
- Marketing num mundo complexo, dinâmico, e caótico
- Novos modelos de negócio no mundo digital
As novas
regras:
- Ter como target segmentos de uma pessoa e criar comunidades virtuais
- O design tem de ir ao encontro do posicionamento feito (ou inspirado) pelo consumidor.
- Expandir o papel do branding para um portfolio global
- Dar aos consumidores o papel de colaboradores através da “costumização”
- Utilizar “pricing” criativo. Vivemos no mundo da priceleine.com, da Groupon e etc..
- Criar uma distribuição do tipo – em qualquer altura em qualquer lugar – integrada com as cadeias de fornecimento
- Redesenhar a publicidade como algo interactivo e como marketing integrado. A publicidade deve comunicar, ensinar e entreter.
- Reinventar o marketing research como forma de disseminação e criação de conhecimento
- Utilizar experimentação adaptável
- Redesenhar o processo de estratégia e a arquitectura organizacional que o suporta.
Bibliografia:
Wind, Wind,
Lahajan: Digital Marketing: Global strategies from the
world’s leading experts, John Wiley and Sons, 2001
1 comentário:
Vou estar atento, Miguel.
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