O crescimento do marketing online como
disciplina de estudo tem levado a que diversos autores considerem a hipótese de
incluir mais p’s, no tradicional marketing mix. Estes P’s, devem ir ao encontro
de variáveis como o ambiente digital e o comportamento do consumidor online.
(Fiz algumas modificações ao texto
original escrito pelo Dr. Paulo Morais no Blog Marketing
Portugal, a quem devo agradecer, por me ter providenciado apontamentos para escrever este post.)
Esta abordagem incorpora os 4 p’s
tradicionais – Product, Price, Promotion, Place – com 4 novos P’s.
Personalization – as marcas terão de passar para o
meio online muitas das coisas que fazem no meio offline. O
atendimento personalizado, as recomendações do género “se gostou
deste, então talvez queira experimentar aquele.” Terão de passar a constar
também no meio online. Em resumo, o customer relatioship management deverá ser
levado para a internet (ECRM). Os social media são uma óptima forma de
estabelecer estes relacionamentos (sim, não basta ter página de facebook, e
esperar que como por magia, apareçam lá clientes) mas não são a única forma de
estabelecer esta relação, o velhinho e-mail continua a oferecer excelentes
hipótese de personalização de mensagens. E é no âmbito deste ECRM que chegamos ao próximo p;
Participation – A comunicação não deve ser
unilateral. As sugestões dos consumidores têm que ser tomadas em conta. Afinal
de contas é a eles que iremos vender o nosso produto ou serviço. Por isso, a
criação de espaços onde possam ser discutidos a marca, e os seus produtos ou
serviços são essenciais. Premiar a participação e desenvolver espaços para que
o consumidor se possa sentir integrado, faz com que o consumidor crie uma
ligação emocional à marca, tornando-se por isso menos sensível ao preço de
outras marcas.
Peer-to-Peer – se uma das mais-valias do meio
online é o “boca-a-boca”/”passa-palavra” ou “Word-of-mouth”, é importante que
as marcas facilitem e promovam esse comportamento. É por isso importante ganhar
a confiança do consumidor, facilitando a partilha de informação para a sua rede
online. (Word-of-Mouse) Para facilitar a partilha de informação devemos incluir botões de "share" na
nossa webpage, copiar e colar uma URL, é um trabalho a que muitos internautas
não estão dispostos nos dias de hoje. O que importa agora é socializar a
mensagem.
Predictive
modeling – As marcas
devem aprender com os seus consumidores online. Através da monitorização das
suas preferências e através de estudos de mercado, poderemos antecipar novas
tendências de consumo, e conseguir novos “insights”, para melhorar processos,
produtos ou estratégias. Marcas de sucesso como a Starbucks, Unisys, KLM e a Dell, adaptam as suas estratégias e produtos para incluir as
preferências dos consumidores, muitas delas veiculadas através de plataformas
especiais, criadas para discutir a marca. A Dell por exemplo, tem um centro de
monitorização de social media que observa cerca de 22.000 tópicos relacionados com
a Dell.
Obviamente toda esta monitorização
preferências dos nossos consumidores deve estar intrinsecamente ligada a um
código de ética que também respeite a sua privacidade.
Esperem pelos próximos posts para
diferentes abordagens a estes 8p’s do Marketing digital.
Fontes:
Marketing Portugal
The
space between@&www
http://briansolis.posterous.com/infographic-5-companies-that-are-rocking-soci
Bibliografia:
Coto, Manuel Alonso: El Plan de Marketing Digital: Blended Marketing como integración de
acciones on y offline, Prentice Hall, 2008
8 p's do Marketing Digital parte II
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